Infográfico: Tendências globais de design – Shutterstock 2013

Se existe uma coisa que nos deixa obcecados aqui na Shutterstock – talvez até mais do que imagens inspiradoras – é informação. Mais precisamente dados. Acrescente a essa obsessão o fato de que licenciamos mais imagens do que qualquer outra empresa de banco de imagem e você terá como resultado um infográfico com excelentes previsões de tendências em design.

Não sei se vocês sabem, mas nosso primeiro infográfico foi criado em 2011, em versão única em inglês. Este ano, além de termos uma versão em português, resolvemos ser um pouco mais detalhistas e acrescentar mais informações, imagens e um olhar mais aprofundado sobre o que vai ser tendência em 2013. Portanto, confira abaixo nosso infográfico completo e leia, a seguir, alguns dos nossos destaques.

infografico_final

 

Veja a seguir alguns de nossos destaques:

1. Viva a Cauda Longa! Nossas Top 50 Imagens do ano representaram apenas 180k de todos os downloads. Essa é uma pequena fração dos downloads em geral, o que significa que profissionais da comunicação estão, cada vez mais, à procura de imagens diversificadas para contar suas histórias.

2. Fotografia e vetor na briga pelo pódio. 36 das 50 imagens mais baixadas no ano passado eram vetoriais, enquanto 11 eram fotos e apenas 3 ilustrações. Mas antes de trocar sua câmera por um tablet, saiba que fotos ainda são responsáveis pelo dobro do número de downloads em geral, se comparadas com vetores.

3. Obsessão por rótulos. Rótulos de todos os tamanhos, formas e estilos foram bastante populares no ano de 2012. Dê uma olhada nestes rótulos de confeitarias/padarias ou nos de estilo vitoriano.

4. Texturas, padronagens e estampas. De montão! Elas foram destaque em quase todos os mercados em 2012, mas principalmente na Austrália; ficando o design retrô e as estampas abstratas do tipo bokeh entre os top downloads da categoria.

5. E o Brasil continua na moda. O Brasil tem tudo para ser o gigante do design em 2013. Com um gostinho por imagens abstratas e pelo cubismo, nosso país está na vanguarda do design este ano. Quer saber mais?Então dê uma olhada nos nossos Top 20 Downloads.

6. Da Rússia com amor. A Rússia vem consolidando seu espaço no mundo da moda e de ensaios fotográficos com algumas das imagens mais incríveis do mundo. Exemplo? Conheça o trabalho de MGV e Serov e você irá entender o que estamos falando.

7. Seja “verde”! Ser “verde” pode até não ser uma tendência nova, mas agora, ao invés de simplesmente ser “verde”, as pessoas estão à procura de termos mais específicos, como “sustentável” ou “eco-friendly” (em inglês mesmo). Veja nossa coleção de imagens “verdes” favoritas.

8. Vintage, vintage e mais vintage! Se a gente somar todas as buscas por “gatos”, “cães”, “retrô” e “hipster”, não conseguiremos superar o número de buscas por “vintage”. Anos 70, retrô e imagens ornamentadas continuarão a dominar o mercado este ano.

9. Abstraia. Formas geométricas e abstratas também estão em ascensão. De pessoas pixeladas a rótulos 3D, acesse aqui algumas das nossas imagens prediletas.

10. Menos é mais. A Alemanha talvez seja o epicentro de uma das maiores tendências do ano: o minimalismo. Provando que menos pode ser mais com imagens impressionantes.

Gostou? Conte para a gente qual a tendência recente que você mais curtiu. Faltou alguma coisa que você gostaria de ter visto aqui?

Fonte: http://luzz.me/infografico-tendencias-globais-de-design-shutterstock-2013/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: