Re-design do logo da NASA

Desenhado em 1959, o logo da NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica) foi criado em uma época onde a impressão era um processo inteiramente fotográfico. As foto-copiadoras estavam apenas começando a aparecer no mercado e a qualidade delas era muito baixa para impressos – ninguém sequer sonhava com impressão digital naquela época.

Baseado no selo oficial, o logo é usado para propósitos menos formais. Simplificado do selo original, é composta de estrelas brancas e um caminho orbital em um fundo branco com a tipografia “NASA” e uma asa vermelha, representando a aeronáutica.

É um logo tradicional, e facilmente reconhecível. No entanto, não é sem seus problemas básicos, como descreve Greg Patt, diretor gráfico da Cortez III:

Em termos de design, é um pesadelo. Não imprime bem em impressoras à laser por causa das gradações no aerofólio, e não pode ser usado em um tamanho menor que 5/8 de polegada [1.58 centímetros] pois as estrelas desaparecem e a tipografia fica ilegível

Quando a BaseDesign foi questionada pela Viewpoint magazine: “Se vocês pudessem redesenhar qualquer marca, qual seria?”, eles decidiram tomar as rédeas e sugerir um novo logo para a empresa que, de acordo com eles, está fazendo coisas super legais, interessantes, importantes e no entanto possuem um logo que não fica muito legal: a NASA.

A BaseDesign procurou uma solução que fosse simples e universal, similar ao que a NASA faz. Eles também evitaram que ficasse muito tecnológico – afinal de contas, a NASA não é tecnologia; eles usam dela como veículo para novas descobertas. Procuraram uma fonte mais neutra que não pareceria tão temporal quanto o original, além de ser mostrada de uma forma universalmente entendivel.

Para não eliminar completamente o aspecto de espaço e planetas (presente no logo atual), decidiram usar um planeta, ou estrela, para fazer um eclipse sobre a tipografia. O resultado final:

Brunex

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: