5 dicas ao lidar com clientes de design

Hoje iremos voltar ao assunto que é muito comum entre  webdesigners, designers gráficos, ilustradores e Cia: os Clientes.
Confira abaixo 5 pequenas dicas que poderão ser muito valiosas nos tratos com os clientes.
Vamos lá:

#1 >> Pergunte, pergunte e pergunte.

Na primeira reunião com seu cliente, a única coisa que você deve fazer é deixá-lo falar tudo.
Deixe-o “cuspir” tudo o que tem em sua mente, não interrompa o processo. E o mais importante:  faça todas as perguntas possíveis.
Isso ajuda no sentido de obter uma imagem clara do projeto de ambos os lados.
A maioria dos projetos vão por água abaixo quando falta comunicação clara entre o cliente e o fornecedor de serviços.

#2 >> Não baixe seus padrões.
Vez ou outra você atenderá clientes que almejam os melhores resultados, mas relutam em pagar um preço por isso.
Lembre-se sempre que todas as grandes coisas vêm com uma etiqueta de preço. Se um cliente não está disposto a pagar um preço relativo ao seu nível de especialização e experiência, talvez seja melhor não ir adiante com ele.
Acredite, muitas vezes é mais importante manter seus padrões e esperar o cliente certo em vez de aceitar tudo que vier em seu caminho.

#3 >> Tenha um objetivo claro.
Muitos designers não definem seus limites e objetivos no início do projeto. O resultado? Um cliente gritando: “Isto não é o que eu queria!”.
Por isso, é melhor preparar um caminho sólido e definir suas metas logo no início do projeto.
Além disso, mantenha seu cliente sempre atualizado sobre o andamento do projeto.

#4 >> Divida o projeto em módulos.
Nem todo cliente entende a complexidade e a quantidade de trabalho que você gasta em um projeto. A preocupação principal é com o resultado final.
Para obter uma participação ativa do cliente, divida o projeto em pequenos e independentes módulos.
Assim que terminar um módulo, cobre o feedback do cliente. Após mostrar satisfação com o módulo, siga em frente com o outro.
Desta maneira, você será capaz de manter as coisas em ordem.

#5 >> Exija um pagamento antecipado.
Faça disso uma regra de ouro. Não importa se o cliente é seu sogro ou o seu melhor amigo. Nunca,  jamais, entregue o seu trabalho antes de receber pelo menos uma parte do pagamento.
Por mais que o cliente pareça (ou até mesmo seja) honesto, peça uma quantia para começar a trabalhar (a famosa entrada) ou pelo menos até um ponto do projeto (50% do valor total do projeto na aprovação do layout, por exemplo).
Dessa forma você mostrará profissionalismo e não correrá o risco de trabalhar em vão.

É claro que pra toda regra existe exceções.
Mas essas são dicas que poderão servir de grande ajuda em sua vida profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: