O Lado NEGO do Design

Design não é as mil maravilhas. Entre os que se prostituem e os micreiros, ainda sofremos de outro mal que muitas vezes temos que fazer nós mesmos. É o conhecido “lado negro do design”.

 

O lado negro do design

O objetivo do designer é transmitir uma mensagem: seja uma idéia, um aviso ou até um pedido de ação. Este último pode ser feito para manipular o usuário, especialmente na web atual.

Um exemplo clássico é o botão de “download” de algum arquivo. O usuário procura um arquivo específico para download, encontra o site e clica no primeiro botão de download que ele vê. Aí vem a surpresa: abre um site que pode ter vários objetivos malignos diferentes – desde forçar ao cliente inserir informações sensíveis (dados bancários, senhas, etc) a baixar um vírus achando que é o arquivo desejado. Existem até alguns sites que usam destes botões de download para enganar o usuário a visitar um outro site totalmente diferente, apenas para aumentar as suas visualizações de páginas.

Embora o Google já esteja punindo ações assim, alguns humanos não são tão inteligentes quanto as máquinas e dependem dos seus olhos para tomar ações em sites.

Como designers fazem isto?

Usando de princípios básicos do design e um pouco de psicologia. Ele sabe que o usuário vai acessar o site querendo fazer o download de algo, então ele deixa o botão verdadeiro de download mais escondido e coloca um outro botão, maior e mais chamativo, com o link para a página maligna.

Lado negro do design

Empregos brasil

 

No exemplo acima, o link falso está perto do texto corrido e possui uma área de respiro maior (note como os elementos estão mais afastados do botão, dando um destaque maior). Além disto, ele é maior que o botão original. E mesmo depois de clicar no botão correto, o usuário é levado a uma página onde ele pode clicar novamente no link de download falso:

O lado negro do design

Aposto que você viu primeiro o botão grande de download, certo?

No outro exemplo abaixo, o usuário lê a descrição do arquivo que ele quer baixar e clica no link errado. Por quê? Simples: lemos de cima para baixo da esquerda pra direita. O primeiro link escrito “download” que vemos, é o errado:

O lado negro do design

Além disto, estamos acostumados a dar mais atenção ao lado esquerdo da tela.

Isto é errado?

Depende da visão de cada um. Pro designer (ou pro cliente dele) que sobrevive destes clicks errados (ganhando dinheiro com publicidade, por exemplo), não há nada de errado. Pro designer que não criou, talvez seja. Pro usuário, sim. Se é imoral ou não, não cabe a mim julgar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: