O dia-a-dia de um Designer

sso pode parecer algo óbvio (“Duh, ele trabalha né?”), mas como que é o dia-a-dia ideal de um designer produtivo?

 

9:00

Hora de acordar. Temos um dia longo pela frente. Freelancer ou não, a rotina matinal precisa ser saudável. Tomar um café da manhã reforçado ajuda a engatar o cérebro na segunda marcha, assim como um bom banho e uma higiene corporal básica. Talvez não seja má idéia um pouco de exercício físico também, pois ele aumenta os batimentos cardíacos, faz seu cérebro liberar os químicos certos, ajuda na oxigenação do sangue e no geral contribui para uma vida mais saudável.

Verificar e-mail antes de sair da cama, jamais. Não existe motivo para se estressar logo cedo antes de fazer sua rotina matinal.

10:00

Estamos bem acordados? Perfeito. Hora de pegar uma xícara de café, ligar o computador e verificar os e-mails.

Bora lá!

É neste momento que você suspira: são 40 e-mails não lidos. Por sorte, 10 são mensagens de spam que você pode deletar imediatamente, mais ainda restam 30 e-mails de atuais clientes, clientes futuros e antigos clientes.

Comece pelo mais antigo (aquele cliente que manda e-mail as 2 da manhã e outro as 4, te questionando por que você ainda não respondeu o primeiro – dormir pra quê, né?). Se o e-mail pode ser resolvido em 5 minutos, faça a tarefa agora. Caso demore mais, adicione uma tarefa na sua lista de afazeres e, se quiser, responda apenas ao cliente que você vai resolver esse problema ainda hoje (só para ele ficar tranquilo que você recebeu a mensagem).

Vá fazendo este processo com cada e-mail. Dá pra resolver em 5 minutos? Faça agora. Não dá? Adicione na lista de tarefas. O e-mail não é do seu departamento ou é um serviço que outra pessoa faz? Delegue o trabalho.

11:00

Hora de fechar o seu e-mail e se concentrar na lista de tarefas. Fechar o e-mail é importante, pois não vai tirar a sua atenção do trabalho que você precisa fazer agora. Você só vai verificar se chegou novas mensagens mais tarde.

Foco nas tarefas agora

Se você trabalha com telefone, veja se outra pessoa pode atender para informar que você está ocupado. Quanto menos interrupções você tiver na próxima hora, mais produtivo você será.

Na sua lista de tarefas, ordene todas da mais importante para a menos importante (ou seja, aquela tarefa que pode esperar até o final da tarde para ser feita). Depois, ordene as tarefas de acordo com o tempo que vão levar pra fazer e da dificuldade em fazê-las. Eu prefiro sempre deixar as mais chatas (porém mais rápidas) no topo da lista pra acabar logo com elas. Isso vai de cada designer.

Com isto feito, hora de trabalhar. Pessoalmente, gosto da técnica Pomodoro – 25 minutos de trabalho (chamado de “um pomodoro”), pausa de 5 minutos e a cada 4 “pomodoros”, uma pausa maior de 15 a 30 minutos até acabar aquela tarefa.

12:00

Pausa obrigatória para o almoço. Mesmo se você não estiver com muita fome, prefira comer algo mais leve – como frutas ou sementes. Aliás, mesmo se estiver morrendo de fome, não vá se empanturrar para não dar aquela “leseira pós-almoço” – assim o seu cérebro não vai querer que você durma enquanto ele digere a comida pesada que você comeu.

Se possível, não coma na frente do computador. Saia no sol – e se estiver chovendo, pelo menos levante e vá comer em outro lugar. Caminhe um pouco pelo escritório, atualize seu Twitter, Facebook ou o que quiser. Relaxe.

13:00

Hora de voltar a trabalhar. Feche suas redes sociais e abra o seu e-mail para ver se mais algo chegou. Repita o processo que você fez de manhã. Novas tarefas devem ser adicionadas ao fim da lista para que você não prejudique os clientes da parte da manhã.

14:00

De volta para a lista de tarefas.

Precisa desenvolver um logo novo? Abra o briefing do cliente, pegue um papel e lápis e rascunhe novas idéias. Gostou de uma idéia? Procure outra. Achou 10 idéias fantásticas, vá eliminando algumas que não seguem o briefing (ou que você não saberia como defender na apresentação final). Abre Illustrator, vetoriza tudo, cria a apresentação, pensa numa boa defesa, releia, corrija, espere o Illustrator travar, comece a rezar para que você tenha salvo, abra novamente, dê graças a Odin que você salvou, exporte em PDF e prepare o e-mail para o cliente.

Desenvolver um site? Briefing, lápis e papel, wireframe, apagar, outro wireframe, apagar, wireframe ideal, Photoshop, criar interface, apagar, voltar pro lápis e papel, criar outro wireframe, Photoshop de novo, criar interface, colocar conteúdo fictício, xingar o cliente pois ele mandou o logo com tamanho de 100 por 50 pixels dentro de um arquivo do Word, mandar e-mail educado pro cliente pedindo o logo em formato vetorial com 300 dpi, xingar o micreiro que criou aquele logo horrível que vai destruir o seu layout, deixar o Photoshop travar…e por aí vai.

Quem nunca sofreu com isso?

Resumindo: trabalhe.

17:00

Caracas, mas já são 5 da tarde?“.

Tá na hora de verificar novamente o e-mail, separar o que pode ser feito ainda hoje do que deve ir pra lista de tarefas de amanhã. E depois disto, hora de voltar ao trabalho. E-mails que vierem depois deste horário são dos clientes que ou acham que você não faz nada mais da vida além de trabalhar, ou que sabe que ele não vai receber resposta até amanhã de manhã.

20:00

Ninguém é de ferro. Após 10 horas de trabalho, está na hora de dar uma descansada – assumindo que aquele layout que é pra amanhã já foi feito.

Virar a noite trabalhando nunca é uma boa idéia, mas as vezes é necessário e por isto já escrevi sobre como virar a noite e ainda manter-se produtivo. E lembre-se: se você está virando a noite com muita frequencia, está na hora de rever sua política de preços e de trabalho.

22:00

Imaginei que você ía pular o meu conselho de descansar. Mas tudo bem. Já são 12 horas de trabalho, e chega por hoje. Desta vez, estou falando sério.

Hora de descansar

Hora de descansar

Saia da frente do computador, vá ler um livro ou adote um hobby. Dê um tempo para o seu cérebro descansar e te dar uma boa noite de sono. E uma dica mega-importante: sob hipótese nenhuma verifique os seus e-mails ou atenda o telefone neste horário. Apesar de ser um designer, você é um ser humano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: