Hábitos que destróem qualquer carreira de Designer

1 – Péssima habilidade com pessoas
Poucas coisas matam um negócio como uma péssima habilidade com pessoas. Clientes querem um rosto amigável e alguém que está entusiasmado com seu projeto. Evite reclamar, falar mal e criar desculpas.

2 – Não definir limites com clientes
Se você trabalha em uma base por projeto, evite revisões excessivas propostas por clientes. Se você falha em definir limites, seus clientes vão pedir por revisões frequentes, o que pode consumir muito tempo e paciêcia. Permitir que clientes peçam qualquer coisa pode parecer uma política boa para seu negócio, mas você irá parecer muito mais profissional ao definir limites durante o processo de criação. Isto deve estar explícito no contrato.

3 – Complacência
Imagine um designer que insiste em usar tabelas no processo de criação de sites. Todos nós sabemos que existe um lugar para tabelas no processo de criação, mas estamos lidando com layout e estilos que podem ser criados com um CSS simples e bonito. Este designer se torna complacente; seguindo o mesmo caminho acaba com sua carreira no design.

4 – Preguiça
Eu já trabalhei com um designer que insistia em usar tabelas no processo de criação de sites. Todos nós sabemos que existe um lugar para tabelas no processo de criação, mas estamos lidando com layout e estilos que podem ser criados com um CSS simples e bonito. Este designer se tornou complacente; seguindo o mesmo caminho acaba com sua carreira no design.

5 – Procrastinação
Deixar de fazer tarefas que vão fazer o seu negócio melhorar é extremamente fácil. Afinal de contas, sempre existem tweets a serem lidos, e-mails a serem respondidos, artigos a serem verificados e projetos pessoais a serem testados. Faça sua papelada na hora certa, tente adiantar o prazo, continue entrando em contato com potenciais clientes e fique em cima de tarefas importantes. Quanto mais você procrastina, menos chances você tem de continuar tendo trabalho no futuro.

6 – Copiar outros designers
Copiar obras-primas de outros designers pode ser algo tentador, ainda mais quando um cliente tem uma idéia em particular (“Amei o design deste site. Você pode fazer algo igual?”).ode ser difícil superar a tentação de copiar outros designs para agradar seu cliente. No lugar disto, discuta com seu cliente sobre o que eles gostam naquele design. Com isto feito, você pode criar algo que satisfaça sua necessidade sem infringir nos diretos autorais de outros designers.

7 – Fazer trabalho especulativo
Trabalho especulativo (“spec work“) é um assunto muito debatido na área do design, e não são todos que gostam de discutir sobre. Mas pode se dizer que, se não for feito direito, pode machucar sua carreira. Alguns argumentam que trabalho especulativo é bom para designers novatos com pouca experiência, mas você pode perder muito tempo e trabalho participando de concursos sem garantia de pagamento.

8 – Descontração
Designers geralmente usam jeans detonados e camisetas que não foram passadas. Mas quando se lida com cliente, faça um esforço maior para vestir-se e agir de forma mais profissional.

9 – Workaholism
Ser um workaholic pode na verdade machucar seu negócio. Bom design requer uma quantidade enorme de criatividade, e, sejamos francos: fazer a criatividade rolar não é sempre fácil. Alguns dias, criar um conceito para um logo ou materiais de marketing bem bolados parece ser impossível. Em vez de forçar os limites do seu poder criativo, faça uma pausa rápida. Se você não consegue sair do escritório, alterne entre projetos para que você não fique se debatendo naquele um só.

10 – Timidez
Isto não pode parecer um “mal hábito” per se, mas designers tímidos geralmente não vêem seu negócio ir pra frente. Se você for tímido, você tem menos chances de cobrar o que você vale, de bater o pé quando um cliente te trata mal, de se auto-promover eficientemente ou de pular a uma oportunidade nova de conseguir clientes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: