Como virar a noite trabalhando e ainda manter-se produtivo?

Não importa se você é bom em administrar suas tarefas e controlar o tempo, sempre tem aquele projeto que atrasou por algum motivo e agora você precisa madrugar para terminar ele. Mas como virar a noite trabalhando e ainda manter-se produtivo? Nós damos algumas dicas!

 

Noitada

Antes de começar, vai uma dica: se você está com muitos projetos atrasados e constantemente passando a noite toda acordado trabalhando neles, você precisa saber administrar melhor seu tempo! Minha recomendação é você implementar uma metodologia para aumentar sua produtividade como o GTD e a “técnica Pomodoro“.

Mas como falei, nem sempre as coisas ocorrem tranquilamente e algumas vezes você precisa madrugar em um projeto. Então vamos a algumas dicas essenciais que vão te ajudar a terminar aquele projeto!

Planeje sua noitada e descanse antes

Antes de você virar a noite, talvez você queira se preparar para isto. Um dia antes de virar a noite, anote todas as suas tarefas que você pretende eliminar. Existem vários aplicativos para administrar tarefas – eu recomendo o Wunderlist, por ter versões para Mac, PC e aparelhos móveis com Android e iOS e ser sincronizável entre todos. Um papel com a lista do que fazer também ajuda (desde que você não perca ele!).

Wunderlist

Na noite anterior, procure dormir bem. Você vai precisar estar bem descansado pra ficar acordado a noite toda. Alimente-se bem, beba bastante líquidos e procure relaxar. Lembre-se que aquelas tarefas estarão ali, te esperando, então não adianta ficar se remoendo a noite toda. Na noite anterior, desligue seu celular e não cheque seu e-mail. O descanso mental e físico é importante.

Comece o dia bem

Um exercício matinal vai te ajudar a acordar – um bom banho, também. Tome o café da manhã reforçado pois você vai precisar de todas as suas energias. Evite começar o seu trabalho antes da sua rotina matinal (se o trabalho faz parte disto, pare! A manhã é pra você acordar, nada mais). Cuide da sua higiene e deixe informado a todos que podem possivelmente te atrapalhar que hoje você precisa se focar 100% no trabalho, sem interrupções.

Se possível, desconecte o telefone ou deixe outra pessoa atender enquanto você trabalha. Hoje, seu foco será todo naquele projeto que precisa ser finalizado.

Fique confortável

Se o seu escritório não é confortável, algo precisa ser mudado. Uma cadeira com apoio lombar é essencial. Sempre digo que, se você for investir em um equipamento novo para o seu home office ou escritório fora de casa, que seja uma cadeira de qualidade. Você vai passar a maior parte do seu tempo sentado nela, então ela precisa ser o mais confortável possível.

Siga outras dicas de ergonomia também: mesa despoluída, monitor na altura dos olhoes, espaço para cotovelos

Mantenha-se hidratado e alimentado

Procure ter uma garrafa ou copo de água do lado da sua área de trabalho. A água te mantém hidratado e pensando melhor. Se preferir, tome algum suco também – mas prefira os naturais aos de pacotinho (estilo “Tang”). Por enquanto, procure ficar longe do café e energéticos (explico mais adiante).

Mantenha-se hidratado

Chá gelado, suco, água…mantenha-se hidratado!

Algumas pessoas preferem várias refeições leves durante o dia (a cada 4 horas), outras preferem as 3 refeições padrões. Como você pretende ficar acordado a noite toda, tente fazer uma refeição leve a cada 4 horas. Assim você não corre o risco de pegar aquela cansaço pós-almoço/janta, já que seu corpo não precisa focar inteiramente em digerir a comida.

Fuja de salgadinhos – prefira nozes ou frutas, pois além de ser mais saudável, te nutre.

Use o banheiro regularmente

Com aquele monte de água, você vai precisar ir ao banheiro com uma certa frequencia. Não tente segurar, pois eventualmente você não vai poder pensar em mais nada além da sua necessidade fisiológica. Assim que você sair do banheiro, procure aproveitar para se alongar um pouco.

Alongue-se e faça pequenas pausas

A cada 45 minutos, pare de trabalhar por 5 minutos. Levante, ande pela sala, gire os seus pulsos, seus braços, seu pescoço. Até fazer polichinelos ajuda! Qualquer coisa que faça seu corpo movimentar e o sangue fluir novamente. Nem que seja para ir buscar mais água, mas levante-se!

Sobre energéticos, café e outros

Energéticos contém, entre outras coisas, cafeína. A cafeína funciona bloqueando os efeitos da adenosina, responsável por nos dar o sono. Quando você ingere cafeína, os neurônios do teu cérebro ficam loucos e seu corpo entra em estado de emergência. A glândula pituitária responde, liberando adrenalina. Esse hormônio faz seu coração bater mais forte e dilata os seus olhos. Seu fígado também solta açúcar extra no seu sangue para te dar mais energia. Ou seja, bebidas energéticas apenas fazem o seu corpo usar a energia guardada.

Se você não tem mais energias no seu corpo, não há energético, café ou medicamento que vá te deixar acordado (pelo menos não sem trazer graves sequelas). Por isso, utilize essas bebidas energéticas apenas quando você já estiver sentindo-se mais cansado e não desde a hora que você acorda.

Pense assim: é como nos filmes de corrida onde o piloto pode utilizar o óxido nitroso (“NOx”) para dar aquela velocidade extra. Se ele usar todo o NOx no início da corrida, ele terá pouca vantagem no decorrer.

Ah, e durante a sua noitada evite bebidas alcoólicas em excesso. Uma cerveja pode até ajudar você a se focar melhor, mas se aumentar a dosagem, sua concentração desaparece e seu trabalho pode ficar prejudicado.

Se o cansaço ganhar, aceite

Chega um ponto onde seu corpo e cérebro não aguentam mais. Não adianta ficar forçando, pois isto só vai piorar a situação. Se você nota que você não consegue focar em algo por mais de 5 minutos, que seu corpo está dolorido ou seus olhos já não ficam mais abertos, vá dormir.

Noitada

Numa briga contra o seu corpo, você perde.

De nada adianta você querer trabalhar e não conseguir produzir nada – você só vai estar gastando tempo. Neste caso, vá dormir para recuperar as suas energias. Respeite os seus limites físicos e mentais!

Ao terminar, descanse

Terminou todas as suas tarefas? Não existe nada mais a ser feito? Ótimo! Agora está na hora de relaxar.

Não recomendo tentar madrugar duas noite seguidas, pois seu corpo pode acabar acostumando com isto (e não vai ser bom pra sua vida social ou pra sua saúde!). Se tiver que virar a noite trabalhando de novo, espere um dia e comece novamente.

E como falei, se você está madrugando com muita frequencia, está na hora de analisar bem como você está usando o seu tempo. E se o seu tempo estiver bem otimizado, está na hora de cortar clientes ou subir os preços.

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