Como Steve Jobs moldou o design moderno

Quando o Apple I foi lançado em 1976, em parceria com Steve Wozniak, Steve Jobs não imaginou que sua empresa iria moldar a área de tecnologia 30 anos mais tarde. Mesmo após ser demitido de sua própria empresa, e mais tarde, re-contratado, Jobs nunca parou de sonhar.

Foi em 2001 que, ao voltar para a sua empresa que estava na beira da falência, Jobs introduziu o primeiro iPod ao mundo. Os MP3 players já estavam ganhando lugar no mercado, e a Apple foi inteligente ao criar um sistema simples e elegante.

Depois disto, foram surgindo o iTunes (2003), iPhone (2007) e finalmente o iPad (2010), este último revolucionando novamente o modo como usamos a tecnologia. Claro que o design não era inteiramente a responsabilidade de Jobs, mas se não fosse por ele, não teríamos essa onda de smartphone com tela multi-toque ou tablets que permitem fazer tudo que um computador faz.

Vamos, por um momento, apenas procurar por produtos conceituais no Google. Centenas de milhões de produtos conceituais, muitos com um design bem bolado surgem diariamente graças a criatividade de designers gráficos e de produto. Agora veja quantas empresas decidem inovar e, de fato, lançar estes produtos.

A Apple apenas é líder na área de tocadores de música portátil, smartphones multi-toque e tablets pois soube reconhecer a importância de um bom design. E, se não fosse por Steve Jobs com sua interesse por arte e paixão por design inovador, isto não teria acontecido.

Se tem algo que nós, designers, devemos aprender com ele é que o mundo pode ser mais simples e funcional; Que não devemos abandonar nossos sonhos de algum dia criar algo que faça a diferença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: