Equilíbrio

O que é equilíbrio

O simples ato de dar um passe exige de nós grande equilíbrio, precisamos equilibrar nossas vontades para nos mantermos civilizados, enfim, tudo na vida exige equilíbrio, inclusive o design.

No design, o equilíbrio pode ser definido como um estado em que nenhum elemento gráfico é enfatizado, com isso a composição transmite uma sensação de equilíbrio visual, que pode ser estático ou dinâmico (nada tendo a ver com a imagem ter movimento ou não).

Para chegar ao equilíbrio, no entanto, é preciso ter um bom domínio sobre os fundamentos do design, uma vez que é preciso fazer um jogo de pesos visuais com os elementos gráficos, e isso exige muito estudo e treinamento.

Nestes posts vou abordar os principais fatores determinantes do equilíbrio, mas ensinar como equilibrar uma peça gráfica não é como ensinar uma fórmula matemática: cada situação exige um estudo a parte, e o que definirá o equilíbrio da composição será o treinamento, estudo e percepção do designer responsável.

Pesos visuais

O peso visual é uma sensação psicológica transmitida pelas formas visuais de uma composição. Toda forma tem um peso visual (e o vazio também).

Escala

A escala exerce grande influência no peso visual de uma composição. Veja as imagens abaixo:

Na imagem “pequeno”, o peso visual exercido é notavelmente muito menor que o da palavra “grande”. Neste exemplo a única diferença entre as duas imagens é a escala e a caixa alta; cor, fonte, fundo, tamanho da imagem, todo o resto é idêntico em ambas as imagens. Ou seja, quanto maior for a forma, maior será seu peso visual.

Nas imagens acima, outro fator influenciou no peso visual da segunda imagem: o sangramento da tipografia. Quando uma imagem é sangrada, ela se expande além dos limites impostos pelo enquadramento, o que a faz parecer muito maior do que realmente é.

Cor

Cores neutras, como cinza, branco e preto apresentam um peso visual menor que as demais cores. Geralmente, quanto mais neutra for uma cor (ou seja, quanto mais cinza ela tiver) menor será seu peso visual.

Já as cores muito saturadas tem grande peso visual.

Importante lembrar que todas as cores estão sujeitas a interação cromática, ou seja, cores adjacentes podem influenciar no peso visual de determinada cor. Na imagem abaixo a mesma imagem com tipografia vermelha teve o fundo alterado, desta forma a imagem como um todo exerce maior peso visual, mas a tipografia perdeu grande parte de seu peso visual:

Quanto maior for o contraste entre as cores, maior o peso visual das formas. Além disso as cores quentes chamam mais atenção do que cores frias, sendo assim seu peso visual é maior.

Transparência

Geralmente, quanto mais transparente for uma forma, menor será seu peso visual na composição.

Fonte: http://design.blog.br/

Tassila M. Pinheiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: