5 motivos para ter um cartão de visitas

Até 15 anos atrás, o jeito mais fácil e com melhor custo/benefício de entrar em contato com novos clientes era através do cartão de visitas. Mas nos dias tecnológicos de hoje, o papel parece ter perdido um pouco a sua importância, especialmente se o seu foco for web design. Se você acha o cartão de visitas desnecessário, leia estes 5 motivos para ter um.

 

Networking offline

Você amigo designer / web designer provavelmente passa muito tempo atrás de uma tela de computador, ou no seu escritório ou em casa e a maioria das suas transações de negócios ocorre no mundo digital.

No entanto, ainda não existe algo tão bom quanto sair um pouco, ir em eventos e correr atrás de clientes no mundo real.

Lembro-me uma vez quando minha esposa contou que estava em um bar com algumas amigas e elas estavam tramando de abrir um blog. A conversa foi escutada por um rapaz que sentava na mesa ao lado, e ele prontamente se apresentou e mostrou seu cartão de visitas – ele tinha seu escritório próprio de desenvolvimento web e falou que poderia ajudar a criar o que elas precisavam. Se minha esposa não tivesse o conhecimento (e a empresa) para criar este blog, ela provavelmente teria entrado em contato com a empresa dele e fechado o negócio.

Oportunidades aparecem todos os dias, e o cartão de visitas é a maneira mais fácil de informar um cliente em potencial sobre o seu trabalho.

Amostra da criatividade

Design não é apenas sobre o conhecimento técnico; você precisa ser também um conhecido quando o assunto é criatividade e inovação.

E que maneira melhor de demonstrar sua imaginação do que um cartão de visitas bem bolado? Procure por papéis diferenciados (ou até mesmo materiais diferentes como tecido, metal ou madeira).

Apresente um conceito inteligente que explica o que você faz de uma maneira diferenciada, ou esqueça o formato 9.5 x 5.5 do cartão no total e faça algo realmente original – como estes bonequinhos de Lego abaixo. Cada um foi estilizado para ser similar a pessoa que ele representa, com o nome e informações de contato impressas na camiseta. É bonito e difícil de esquecer!

Evite o constrangimento Ninguém gosta de ser pego de surpresa.

 

Imagine: você está em uma reunião com um cliente em potencial, ele está interessado no seu conhecimento e no seu portfólio e quer te contratar para fazer aquele projeto que vai pagar bem. Quando ele pede o seu cartão para entrar em contato, você olha com aquele olhar vago. O que você vai fazer? Pedir pra ele anotar seu número em algum papel qualquer que ele pode perder?

Com um cartão de visitas criativo, pelo menos este cliente não vai confundi-lo com um papel qualquer e jogar fora. Não ter um cartão de visitas automaticamente te deixa menos profissional e menos confiável – independente do seu portfólio e fundo profissional.

O elemento da confiança

Pode não parecer, mas o mundo dos negócios é um mundo cruel. Sempre ouço histórias de designers que enganaram seus clientes e sumiram com o projeto (e vice-versa), e tenho vários clientes que preferem ligar do que mandar e-mail pois eles sentem-se mais confortáveis com isto.Confiança é tudo.

Clientes em potencial podem ficar meio desconfiados quando um indivíduo aleatório chega e oferece um serviço pra eles – mesmo se você for indicação de alguém (lembra da história no início deste artigo? Se o rapaz não tivesse dado seu cartão de visitas, as meninas poderiam achar que é só um cara tentando impressionar elas).

Não perca nenhuma oportunidade para melhorar seu portfólio e fortalecer sua reputação com um contato que seu futuro cliente pode confiar.

Excelente para novatos no mercado

Quando começamos com o xCake, não tínhamos muitos clientes. As redes sociais estavam começando a pegar, mas era mais voltado ao usuário com maior conhecimento – programadores, web designers e pessoas da área de tecnologia que já saberiam montar seu próprio blog.

Então passamos a ir nos eventos de BlogCamp que ocorriam Brasil afora. Nestes eventos fizemos várias amizades que temos até hoje, e aproveitamos para fazer um networking e entregar nossos cartões de visitas. Nossos cartões de visitas foram responsáveis pelo nosso sucesso pois providenciaram o primeiro contato que precisávamos.

Resumindo

Tenha sempre um cartão de visitas na sua carteira. Se você ainda não tem um, siga algumas dicas para criar seu próprio cartão. Nunca mais seja pego desprevinido e aumente suas chances de conseguir novos jobs ou ofertas de empregos melhores!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: