A história por trás do cartaz “Keep Calm”

Se você ainda não viu uma das várias paródias do cartaz “Keep Calm and Carry On”, você provavelmente é novo aqui na internet. Caso você já tenha visto, mas nunca soube por que este cartaz é uma das obras que melhor define o século atual, está na hora de você descobrir.

O ano era 1939, início da Segunda Guerra Mundial. A Grã-Bretanha estava sendo ameaçada pela Alemanha de Hitler e uma invasão era iminente. O Ministério das Informações britânico então começou a produzir uma série de três cartazes com o intuito de aumentar a moral do público inglês.

Durante as primeiras semanas de guerra, dois cartazes foram produzidos e distribuídos por toda Grã-Bretanha: “A liberdade corre perigo. Defenda-a com todas as suas forças” (“Freedom Is In Peril. Defend It With All Your Might“) teve 400 mil cópias impressas, e “Sua coragem, sua alegria, sua resolução nos levará a vitória” (“Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory“) teve 800 mil impressões. Os cartazes eram simples, com uma tipografia amigável e de fácil leitura, e continham o Selo Real (a coroa do então Rei George VI).

Muitos naquela época não estavam a par do terceiro cartaz, que teria sido distribuído caso a Alemanha conseguisse furar o cerco de proteção e efetivamente invadisse a Grã-Bretanha. O cartaz, com fundo vermelho e seguindo a mesma linguagem visual dos outros cartazes, tinha uma só mensagem. A mensagem tinha como objetivo assegurar a população de que tudo iria se resolver, de que o governo estaria ainda protegendo-os e que em breve tudo voltaria ao normal.

Essa mensagem era: “Mantenha a calma e siga em frente” – “Keep Calm and Carry On“.

Felizmente, o temido nunca ocorreu; a ilha sobreviveu ao blitzkrieg nazista e as várias tentativas de ocupação pela Alemanha de Hitler e o cartaz nunca viu a luz do dia. Pelo menos, até o ano de 2000.

Em 2000, 55 anos após o término da Guerra, uma das poucas cópias do pôster foi descoberto num sebo britânico ao norte da Inglaterra. A dona do sebo gostou tanto do cartaz que mandou emoldurá-lo. O cartaz fez sucesso na loja e logo os donos do sebo mandaram fazer re-impressões para seus clientes.

O cartaz tornou-se uma febre em pouco tempo e espalhou-se pela internet. Como que algo do século passado pode influenciar tanto nos dias de hoje? Talvez seja a simplicidade ou o design atemporal, mas provavelmente é devido a frase retratada, que até nos dias de hoje ela é reconfortante e inspira à confiança nas pessoas durante os tempos difíceis. “Mantenha a calma e siga em frente” representa uma necessidade atual.

E como não é de se espantar, logo começaram a surgir as paródias (como o cartaz “Now Panic and Freak Out“), chegando quase a obscurecer o original. O cartaz “Keep Calm” virou uma febre na época digital atual, e agora você já sabe por que.

Esse vídeo (no melhor sotaque britânico), explica um pouco mais sobre o surgimento do cartaz – além de fazer uma propaganda básica do sebo onde o primeiro exemplar foi encontrado, a Barter Books.

João Paulo Macedo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: