Ter uma ideia não significa nada

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Muito mais que ter uma ótima ideia é preciso transformá-la num conceito que contextualize o projeto na vida dos consumidores de hoje e amanhã, sendo esta uma das questões de maior importância e amplitude disciplinar na realização projetual de um conceito.

Quero aproveitar o recente lançamento do Volvo You (Outubro 2011) para ilustrar a distância que há entre uma “ideia” de um “conceito”. Tem sido muito comum as companhias apresentarem projetos “concepts“, que demonstram mais uma tentativa para inflar o valor da marca do que no objetivo de trazer um benefício real à experiência do usuário, em que na maioria das vezes é um conjunto intangível de resultados unidos no que chamamos de produto.

Dentre os projetos concepts mais populares, tenho certeza que já lhe surgiram dúvidas como: Como assim não tem rodas? A porta abre pra que lado? Mas só cabe 1 pessoa? Não tem farol? A lataria não tem cor? Não tem motor? Não anda? Não tem banco? Não tem carro? – Como dúvidas tão primárias que nem precisariam ser levantadas se tivessem sido resolvidas muito antes do designer ter fantásticas idéias, como eliminar as portas do veículo para uma entrada à la Batmóvel – Pensar isoladamente na estética é trabalhar na esfera das ideias.

Mais que apresentar novos materiais, cores, texturas, usabilidade e formas, um bom projeto concept precisa apresentar propostas reais e aplicáveis para questões de um consumidor moderno, que está exigindo cada vez mais qualidade e eficiência no produto, que depende de um ecossistema próprio para compor sua existência num mundo multicanal – Isso é pensar no conceito.

É importante apresentar no conceito as visões que a marca possui, de como será o futuro, de como será o seu consumidor, como ele se relacionará com o produto, como será esse ecossistema, e mais: em como o seu consumidor do futuro se relacionará com o produto e todo o ecossistema de produtos da sua marca preferida.

Apesar de confiar plenamente no sucesso que seria o Volvo You desde quando era apenas um rumor, fico feliz por seu resultado ser bem diferente do que as outras marcas tem apresentado até então.

João Paulo Macedo

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