Test-Form e suas vantagens competitivas

Encontrei um artigo bem bacana, escrito por Cleber Mello, vale a pena ler!

Este artigo resume a importância da implementação de controle de qualidade de produto impresso, com a utilização de Test-Form para caracterização do escopo da norma NBR Nm ISO-12647-2 (Tecnologia gráfica, Controle de Processo e Separação de Cores, Prova e Impressos).

É com o Test-Form que se analisam não só as condições da impressora, mas também problemas no produto impresso. Exatamente por fornecer informações, o Test-Form é uma ferramenta de controle de qualidade fornecendo dados que  serão utilizados como padrões de impressão a ser seguido com laudo de diagnóstico e projectado para auxiliar a redução de custos e tempo.

A aplicação da Norma NBR Nm ISO-12647-2 2000 tem como especificação um número de parâmetros de processo. Esses valores devem ser aplicados para caracterização de impresso em máquina offset plana, levando em conta que os parâmetros e seus valores abrangem todo o processo, separação de cores, preparação de forma, confecção de provas e impressão e acabamento superficial.

O Test-Form estabelece nos seus organismos, diversas condições de avaliação, seguindo uma lógica de diagnóstico, controle de processo e padronização.

Devido a ser fundamentada em normas de referências, a aplicação do Test-Form com objetivos delineados tornam as empresas mais competitivo sendo seu produto certificado com padrões internacionais.

Os consumíveis usados no teste devem ser selecionados e pré-testados. É esse pré-teste que irá determinar aspectos importantes, prevenindo problemas no momento da impressão em que as características dos materiais para impressão demonstram que há possibilidade de problema. A aplicação desse teste será parte de um esforço maior para melhorar a qualidade e produtividade dentro da gráfica. Ele pode fornecer um foco para investigação do procedimento de cópia de chapas, técnicas de separação de cores e manutenção da impressora.

A comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer deste teste, durante a etapa do planeamento os objetivos e procedimentos para o teste devem ser claramente divulgados a todas as pessoas envolvidas no processo. Depois do teste os resultados são revistos e são realizadas recomendações feitas aos sectores que participaram da aplicação do teste, além de caracterizar se atende aos padrões da norma.

Podemos então, resumir que, para a aplicação do test-form foram são necessárias quatro etapas:

Planeamento (em que são determinados os objetivos para o teste, identificados os técnicos que irão participar, determinados equipamentos e materiais e esquematizados os eventos);

Etapa Preparatória, em que é realizado o pré-teste com os materiais de impressão e a manutenção de equipamentos;

Test-Form, propriamente dita, em que é feita a separação de cores; a cópia das chapas de impressão e a efetiva realização do teste em máquina;

Etapa de Análise ilustrará com relatório os resultados impressos a correcção de possíveis problemas que venham a ser descobertos. Os resultados devem não só ser comunicados a todos os participantes, como também fazer parte de um banco de dados. Afinal, um Test-Form deve ser repetido em intervalos sequenciais padronizados.

Isso se aplica, de uma maneira geral, a qualquer test-form. Mas, no nosso caso particular, o teste, realizado utilizou uma impressora Offset plana, com quatro corpos de impressão, seguindo a sequência: Preto, na primeira bateria; Cyan, na segunda; Magenta, na terceira; e Amarelo, na quarta; seguindo o padrão estabelecido pelos seus organismos. Além disso, adotamos como “regra” separar amostra após processo de impressão, analisar a formação e marmorização logo após impressão, tabular os dados para preenchimento de check list, emitir os valores quantificados e prescrever laudo de qualidade.

A qualidade não resulta da impressora sozinha: ela deve ser considerada como parte de um processo de reprodução. Oferecendo produtos que venham a ter condições apropriadas, e ajudem a melhorar relações de cliente, confirmando as expectativas da cor do cliente de modo que cada trabalho seja produzido ao seu gosto com menos quantidade de etapas e de desperdício da aprovação para a impressora. Indicadores claros avaliam a tolerância da cor como alvos do controle do processo, as chapas e as provas devem ser feitas consistentemente a fim produzir funcionamentos previsíveis da impressão.

O controle do processo tem como meta a conferência da medida, definição e os efeitos direcionais de seus sistemas de imagem latente a fim de assegurá-lo, e que estão conseguindo os mesmos resultados da qualidade da forma à prova e finalmente ao trabalho. Os alvos do controle do processo estão disponíveis para assegurar a impressão e as barras do controle de cor utilizadas para direcionar um processo de impressão “pelos números”.

Existem basicamente três tipos de padronização.

• Normas internacionais ISO e suas associações nacionais;

• Referências e recomendações criadas por associações setoriais;

• Padrões e métodos estabelecidos prioritariamente por cada empresa gráfica.

Diante disso, o prospecto de atividades desenvolvidas visa a produzir impressos de alta qualidade e requer a combinação de boa administração, comunicação efetiva, manutenção adequada dos equipamentos, mão-de-obra qualificada e controle de materiais. Pode-se afirmar que o Test-Form é uma ferramenta completa de diagnóstico e medição projetada para auxiliar a impressora a conseguir uma impressão de alta qualidade com pouco desperdício e tempo reduzido de acerto.

Tudo isso porque hoje o mercado gráfico tende a mudar o conceito de “Artes Gráficas” para a “Indústria Gráfica” (quem sabe um dia para “Ciência”?). Não podemos continuar limitados à impressão e perder a competitividade, produtividade e qualidade.

Tassila M. Pinheiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: