Tipos de acabamentos

CARTONADOS OU CAPA DURA

Neste processo industrial, as capas são produzidas separadamente das páginas do miolo, estas são constituídas por peças de cartão rígido ou flexível, que serão revestidas com diversos materiais, tais como, papel, telas ou tecidos. As capas possuem sempre uma medida superior à do miolo aparado, a esta diferença se chama seixa. Ao miolo, depois de previamente alçado e cosido, ser-lhe-ão coladas duas guardas que, terão como função “agarrar” o miolo à capa cartonada. O acabamento de capa dura é sempre mais dispendioso que o acabamento de capa mole, mas a sua longevidade e o seu elevado valor perceptível, tornam-no num produto gráfico exclusivo.

CAPA MOLE OU BROCHADOS

Os diversos cadernos depois de dobrados são coleccionados/al ceados para, numa operação posterior, lhe ser serrada/desfiada a lombada por meio de uma equipamento do tipo rebarbadora. Após esta operação de desbaste a lombada fica preparada para lhe ser aplicada a cola quente que lhe fixará a capa, a fase seguinte será para aparo dos três lados com a utilização de uma guilhotina trilateral. Este acabamento é pouco dispendioso e é muito usado para produtos com pouca utilização ou menos longevidade.
Aplicações: revistas, catálogos, etc

LIVROS COSIDOS DE CAPA MOLE

Possui um processo de acabamento em tudo igual ao da capa mole, a única diferença reside no facto de, após o alceamento dos cadernos, estes serem unidos por um processo de costura especial, tal como os livros de capa dura. Um livro acabado nestas condições nunca perderá as folhas e poderá ser aberto “em 180 graus”. As capas poderão também ser simples ou possuir badanas. Este acabamento é mais barato que o cartonado e é largamente utilizado pelo mercado editorial, dadas as suas inegáveis vantagens no que diz respeito à sua boa relação preço/durabilidade. Aplicações: livros profissionais, livros, livros escolares e manuais.

DUPLA COSTURA METÁLICA ou AGRAFADOS

Trata-se de um método de acabamento que consiste no encasamento/coleccionamento dos cadernos através da sua inserção uns nos outros (encavalitados), com aplicação de posterior do(s) agrafo(s) na lombada assim formada e posterior aparamento das três faces. Menos dispendioso que qualquer dos acabamentos mecânicos ou que utilizem cola, tem também um valor perceptível baixo. Aplicações: Jornais, brochuras e folhetos com uma espessura inferior a 5mm.

ACABAMENTO MECÂNICO

(Ring Wire)

 

É um método de acabamento no qual o livro é sujeito a uma furação especial efectuada ao longo da margem da lombada e na qual é aplicada uma espiral de arame (Ring Wire) ou uma placa de vinil (Plastic Comb) Aplicações: Manuais, material de formação e obras especiais tais como livros de receitas que deverão ficar espalmadas.

(Plastic Comb)

 

Fonte: http://portaldasartesgraficas.com

Tassila M. Pinheiro

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: