Acabamento

Por Acabamento entende-se um conjunto de operações que seguem à impressão e que dão ao impresso a sua apresentação definitiva. Pode ser simples se se limitar a cortar as folhas nos seus quatro lados.

Certos impressos são abertos em folhas: prospectos, desdobráveis, catálogos, modelos administrativos, etc. Outros constituem um conjunto de alguns cadernos ou de algumas folhas, que serão reunidas no conjunto por colagem, costura a arame ou a linha.

Enfim, para que os que comportam um grande número de páginas como os livros, tem um processo de conjunto mais elaborado: costura, brochura e cartonagem ou encadernação; também existem outras apresentações para responder a todas as exigências técnicas ou publicitárias. Mas a grande maioria dos impressos situa-se dentro das quatro primeiras categorias: coser, brochar, cartonar, encadernar.

Os impressos soltos ou simplesmente em folha são normalmente impressos utilitários para o comércio ou para as administrações públicas ou privadas. Os impressos que saem da impressão são aparados sobre os quatro lados com o auxílio de uma guilhotina que comporta uma lâmina muito robusta podendo cortar de uma vez uma espessura de papel de muitos centímetros. Para diminuir o esforço de corte, a faca desce em sentido oblíquo, como uma cisalha. A guilhotina intervém dentro de todas as técnicas, sendo este o instrumento principal de toda a encadernação e acabamentos.

As guilhotinas têm dispositivos de memória magnética capazes de registar muitos planos de trabalho, automatizando completamente a guilhotina para a repetição de trabalhos de corte. Esta máquina é composta por uma faca horizontal que desliza entre dois bastidores de ferro accionada por um motor.

O papel recebe-se do armazém em resmas de grandes tamanhos. Os principais são: 61X86, 63X88, 64X92 e o 70X100. Para tirar de uma folha de tamanho normalizado, as folhas de um tamanho menor, escolhe-se o papel que ofereça mais rendimento, por saírem menos tiras ou desperdícios.

Fonte: http://portaldasartesgraficas.com

Tassila M. Pinheiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: