Sugestões para aplicação de Verniz UV localizado

Um acabamento especial pode ser um diferencial promocional, o que se torna uma opção lucrativa para os designers. Um dos acabemtnos mais usados é a aplicação de Verniz UV localizado, entretanto  os equipamentos que fazem esse tipo de aplicação são máquinas serigráficas, (semelhantes as usadas para estampar roupas), e portanto por mais precisas que sejam, podem apresentar leves variações na aplicação do verniz no papel.

Então aí vai algumas dicas:

_Opte por enviar a máscar em desenho vetor: quanto mais preciso for o desenho, menos variação haverá na aplicação.

_Coloque a máscara em uma página ou arquivo separado: nunca deixe-a no arquivo aplicada sobre a arte, pois pode ocorrer que, por algum desencontro de informações ela não seja removida da arte e acabe sendo impressa no papel.

_As máscaras sempre preenchidas de preto: isso porque algumas empresas que trabalham na aplicação do verniz, utilizam impressoras laser e/ou jato de tinta para fazerem o filme (fotolito), que será usado na revelação da tela serigráfica. Esse filme, transparência, fotolito… obrigatoriamente tem que estar na cor preta, para que possa bloquear a luz sobre a tela, nas áreas de verniz.

_Aplique verniz de máquina em ambos os lados do impresso.

_ NUNCA REFILE O MATERIAL: Jamais refile o material antes da aplicação do verniz UV, o corte de guilhotina, por melhor que seja, faz perder a margem de referência de pinça e puxador lateral, tornando impossível o registro na aplicação do verniz localizado.
_ REDUZA O TALCO: O excesso de talco cria defeitos na superfície do verniz, aspereza, sensação de areia.
_ MELHORE A ADERÊNCIA: Tintas escuras, ou com camadas sobrepostas, possuem mais cera na composição, são mais oleosas, causando baixa aderência do verniz. Aguarde a completa secagem da tinta, ou retorne o material para aplicar o verniz de máquina para selar a superfície antes de aplicar o verniz UV.
_ ELIMINE DETALHES: Detalhes muito finos, textos, linhas, não são revelados com qualidade pela matriz serigráfica. Aplicar verniz UV localizado sobre detalhes é aumentar o risco de defeito, pois sendo o verniz transparente, e a linha muito fina, fica bem difícil controlar a qualidade de registro nestas áreas, e o efeito final, mesmo com registro perfeito, é imperceptível.
_ USE VERNIZ ADEQUADO: O verniz mais viscoso, deixa uma camada aplicada mais definida, com bordas e contornos bem definidos, oferecendo mais contraste entre a parte impressa e não impressa.
Vernizes mais econômicos, exageram na diluição, e com baixa viscosidade e sem a tixotropia adequada, o processo de impressão por serigrafia fica prejudicado. Utilize sempre tinta serigráfica de boa qualidade, fabricada por empresas especializadas.
Visite o site: www.imah.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: