PRETO CALÇADO

Guarde esse risinho maroto para você, rapaz preconceituoso. Preto calçado, ou Rich Black,  nada mais é que a cor preta misturada a um pouco de uma outra cor básica de impressão: ciano, magenta ou amarelo.

Calçar, aqui, é no sentido de por um calço, uma base, para jogar o preto por cima. A base ajuda a cobrir toda a área do papel em fundos pretos e dá mais intensidade à tinta preta.

Quando você opta por usar o preto CMYK puro (C=0, M=0, Y=0 e K=100) a impressão fica chapada ou lavada. Junte 30 a 40% de ciano e você terá um preto mais presente e levemente acinzentado. Para obter uma cor mais “quente” use o magenta para o calço. Alguns indicam como o preto ideal uma mistura C=40, M=30, Y=10 e K=100, que gera um preto bem vigoroso. Evite apenas carregar no amarelo para não esverdear o trabalho.

Aí você se pergunta: então porque não usar logo C=100, M=100, Y=100 e K=100? Primeiro pela enorme quantidade de tinta que você vai gastar desnecessariamente. Depois porque o excesso de pigmento no calço vai funcionar como um impermeabilizante, dificultando a absorção do preto pelo papel e a secagem. O resultado é tinta soltando fácil fácil na mão das pessoas.

Principalmente em textos pequenos (menores que 7 pontos), as letras finas dificultam o alinhamento das cores, o registro perfeito, o que pode gerar “fantasmas” das cores do calço. Os textos pequenos ou finos de cor preta devem ser usados com 100% de preto e em overprint, como já é default em alguns programas, como o indesign.

para entender mais um termo novo: O orverprint é o texto em 100 % de preto, somado as outras cores em sua base, como um típico multiply do photoshop. Nessa condição o texto não “fura” (mais uma!) as cores por baixo, e assim se evita os riscos brancos em volta do texto.

O mundo do design e da produção gráfica é cheio de termos que parecem ter sido feitos para complicar sua vida. Mas calma, rapidinho você vai descobrir que uma sangria pode ser feita com todas as cores, não só o vermelho sangue, que você pode puxar a cor, vazar a cor, invadir uma com a outra e por aí vai.

João Paulo Macedo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: