Processos Gráficos – Cuidados

Não utilize o Recurso de Copiar num Aplicativo e Colar num Outro Aplicativo

Devemos evitar o recurso “ Copiar e Colar”, ou seja, copiar no ilustrador e colar no paginador. Isto fará com que as ilustrações ou imagens sejam exportadas no formato WMF (Windows Metafile), que é pobre em recursos para impressões profissionais.

Esse recurso pode ser utilizado em operações intermediárias para corrigir falhas de determinador aplicativos, como, por exemplo, levar ilustrações dos cliparts internos do Word para o CorelDRAW no qual serão corrigidas e depois exportadas em EPS.

Caso pretenda copiar um texto no MSWord (ou qualquer outro processador de textos) e colar no PageMaker, não há problema algum.

Respeite a Natureza dos Aplicativos

À primeira vista pode parecer mais prático utilizar apenas um aplicativo para realizar todo o trabalho. Mas nem sempre, por mais que ele forneça todos os recursos, ele irá realizá-lo de maneira perfeita.

Cada aplicativo faz parte de uma classe: o CorelDRAW é um ilustrador vetorial; o Photoshop, um retocador de imagens bitmap e o PageMaker, um paginador e finalizador.

Desta forma recomenda-se realizar cada tarefa de um projeto no aplicatico especialista no assunto. Faça suas ilustrações vetoriais no Corel, retoque suas imagens bitmap no Photoshop, e por fim, importe esses elementos para uma página do PageMaker, adicione o texto, faça a diagramação e finalização nele.

Evite imagens bitmap para o CorelDRAW,assim como tratá-las e acrescentar grandes massas de texto nele. Acima de tudo não o utilize para finalizar seu documento. O resultado final de seu impresso pode não ficar a contento.

Redesenhamento de Logotipos.

É muito comum que os clientes que nos contratam para realizar um impresso para sua impresa não possuam seu próprio logotipo na forma digital e nos forneçam apenas um impresso, anúncio ou mesmo um cartão de visitas. É muito tentador simplesmente escanear o logotipo já impresso para utilizar a imagem bitmap no trabalho encomendado. Acontece que dificilmente conseguiremos um bom resultado já que a imagem será serrilhada e sem definição. O ideal é pegarmos essa imagem digitalizada do logotipo, importarmos para o CorelDraw e por meio de seus muitos recursos redesenharmos o logo da mesma forma que copiávamos aqueles mapas escolares utilizando papel vegetal. Ao final, apague o imagem bitmap e teremos um logotipo vetorial e bem definido que pode ser ampliado ou reduzido sem perda de qualidade.

Utilizando Cliparts, Gráficos, Fórmulas ou Tabelas de Aplicativos, como o Word, Excel.

Para quem se utiliza dos cliparts fornecidos pelo pacote Microsoft Office, um alerta: os clipart vetoriais estão em formato (WNF ou CGM) que não imprimem corretamente em impressoras profissionais. Devemos dar um Copiar no clipart do Word, abrir o CorelDRAW, dar um Colar, examinar cuidadosamente e corrigir as cores e a espessura dos contornos. Depois de pronto, exporte em EPS. O mesmo procedimento deve ser feito em tabelas, gráficos, equações e fórmulas. Evite as imagens bitmap desses cliparts, pois normalmente estão em baixa resolução (72 dpi).

Evite Converter Textos em Curvas

Quando convertemos textos digitados dentro dos ilustradores em curvas, estamos transformando esses textos em gráficos. O problema está no excesso de nós gerados por esta operação, que pode dificultar e até impedir a impressão dos trabalhos.

Fonte: http://portaldasartesgraficas.com

Tassila M. Pinheiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: