VERDE

Neste post irei apresentar algumas coisas interessantes e curiosas além de dicas, trocadilhos e vários cases sobre a cor VERDE.

Estas informações foram tiradas do site http://www.1stwebdesigner.com e você pode ler o original em inglês, por isso peço sua consideração caso tenha algumas traduções erradas.

Noções básicas

O verde é uma cor complementar que resulta da combinação de amarelo e azul, tendo em muitas das características deste último, mantendo suas características próprias e simbologia. Curiosamente, em muitas línguas, o nome próprio tem suas raízes nas palavras que descrevem o crescimento, o frescor da juventude, e grama, enquanto outros (pelo menos historicamente) não teria sequer um termo separado para ele, em vez incluindo-o nas palavras para azul e amarelo , respectivamente.

Características

O verde é uma cor tranquila e pacífica com propriedades calmantes. A palavra que melhor capta a sua essência é “equilíbrio”, nem muito quente nem muito frio, calmo, mas ainda vibrante, fácil, mas não muito fácil de perceber. Embora esteja presente em minerais (esmeraldas, por exemplo), que é principalmente uma cor orgânica.

Estudos sugerem que a cor melhora a capacidade de concentração e ajuda na compreensão da leitura. Na Dinamarca, durante os exames, as mesas são cobertas com toalhas verdes para ajudar os alunos a se concentrar e tentar aliviar um pouco do stress.

Embora não seja mais preciso, a “sala verde” termo vem do fato de que a sala de espera estava literalmente pintado de verde. Foi dito para relaxar os olhos dos artistas intérpretes ou executantes antes que eles teriam que enfrentar as luzes no palco.

Simbolismo

Naturalmente, ele representa tudo orgânico, especialmente do mundo vegetal. Agora ele se tornou o número um da cor para o ambiente e faz com que dedicado a preservar ou salvá-lo, mas se estendeu também para produtos ecológicos e serviços (a “energia verde” termo vem à mente).

Indo mais fundo no tema, é um símbolo da vida e da fertilidade. Isto pode vir a partir da fonte mais óbvia de verde (plantas) ou de água que pode, ocasionalmente, levar em tons esverdeados. Através da extensão, pode ser um símbolo de novos começos, assim como brotos minúsculos em solo escuro deixe-nos saber que a primavera está a caminho. Dizer que alguém é “verde” significa que eles são novos ou inexperientes.

Por outro lado, também pode representar exatamente o oposto: doença, morte e decadência. É provavelmente uma analogia com o facto de que qualquer coisa verde e visível sobre o corpo humano é tóxico, por conseguinte, um sinal de doença. Bolor verde é também um sinal de decadência.

Há também algumas associações figurativas, como a sorte ou inveja. Um trevo de quatro folhas tradicionalmente traz boa sorte e é provavelmente a origem da conexão.Os gregos antigos acreditavam que a inveja foi causado por excesso de bile, que normalmente dá a uma pessoa uma aparência verde-pálido.

Combinações

Como mencionado no artigo anterior, a sua complementar é o vermelho e, teoricamente, a proporção ideal é de 50-50. No entanto, o par deve ser utilizado em tons menos vibrantes e como acentos em vez de elementos principais, a fim de evitar uma sensação de Natal. Outra forma seria usar laranja em vez de vermelho.

Para um clima de terra, o marrom é a escolha óbvia. Versões mais escuras e menos saturado de tanto dar uma sensação mais sombria; manter o castanho escuro, mas o acoplamento com uma vibrante (mas RBG padrão não!) Verde permite que você coloque ênfase em elementos sem adicionar brilho demais.

Azul e um verde mais azulado para fazer uma boa combinação aguado, mas gosto de vermelho, uma hierarquia apropriada deve ser usada. Usando apenas os dois fará com que o visual duro nos olhos e você definitivamente não quer isso! Ambos funcionam muito bem com tons de cinza escuro e fornecer grande contraste e ênfase.

Abaixo algumas paletas com combinações interessantes:
E também alguns cases de cenários e cases de WEB:

 

Postado por: Marcelo CAMPOS

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: