Gutenberg e sua invenção !

Olá pessoal, tudo bem ?

 

Sei que hoje existem uma variedade enorme de máquinas criadas para as Artes Graficas, sejam elas de impressão, corte, dobra e muitas outras que facilitam e resultam em um surpreendente trabalho, graças aos avanços tecnologicos conquistados. Mas quero ressaltar neste post o processo de criação da primeira maquina de impressão, e que a partir desta idéia, foram criadas as maquinas de hoje.

Desde o inicio o homem sente necessidade de passar seus conhecimentos aos seus descendentes e a comunicação entre si. Inicialmente era passado de um para o outro atrás do dialogo, depois pela invenção da escrita. E com o avanço industrial, pela maquina, que é capaz de produzir varios exemplares .

E esse equipamento foi criado por Johannes Gutenberg (1397 – 1468) que teve a idéia de criar um equipamento capaz de imprimir através de caracteres móveis.

Gutenberg teve, por volta da metade do século XV, a ideia de esculpir as letras do alfabeto em relevo, bem enquadradas na cabeça de vários bastões de metal. Em outras palavras, formou caracteres em várias séries, de forma que se pudesse compor, segundo a necessidade, uma página de livro. Os caracteres eram reunidos de modo que formassem linhas, que eram, por sua vez, contidas em uma moldura retangular. Contra a página de metal assim composta e coberta de tinta, comprimia-se a página branca, com o auxílio de uma prensa. Depois disso, bastava fazer a revisão da primeira folha impressa e corrigir os erros eventuais mudando a disposição dos caracteres e reimprimir para obter o número desejado de cópias, todas idênticas e sem erros. Terminada a cópia daquelas páginas, os caracteres, retirados da moldura, estavam prontos para serem reutilizados. Assim foi inventada a impressão com “caracteres móveis”.

 

 

Com essa invenção é que foi possivel espalhar a cultura do Renascimento na Europa.

 

Foi através desta criação de Guterberg é que foram evoluindo e criando mais tecnicas e maquinas evoluidas para o trabalho de impressão que encontramos hoje em dia e que estarão a mostra aqui no blog.

 

Luis Alberto P. Buschin

Material extraido de:

http://www.escreverbem.com.br/pt-br/gutenberg_.html

http://www.geocities.ws/saladefisica9/biografias/gutenberg.html

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: