Reduzir, reutilizar e reciclar o lixo eletrônico (Kaira Miella) 27°

Motivado a começar a enviar seus velhos aparelhos eletrônicos e elétricos a um bom lar?

Primeiro, verifique se o fabricante de seu aparelho recolhe os produtos descartados. Programas de recolhimento estão se expandindo lentamente e muitas empresas permitem que os clientes devolva­m pelo menos alguns modelos de computadores e outros equipamentos quando não mais os quiserem. Apple, Dell, Hewlett Packard, Sony e Toshiba são algumas das empresas que recolhem ao menos parte de seus velhos eletrônicos, inclusive no Brasil (alguns dos endereços estão na página: Mais informações. Você pode ter de pagar uma pequena taxa para devolver o seu computador e, como diz o ditado, outras regras e restrições podem ser aplicáveis. De lá, seu lixo eletrônico será completamente reciclado pelo fabricante ou reformado para uso futuro.

Lixo eletrônico
LyaC©istockphoto.com
É preciso resolver o problema do lixo atômico

Nos países desenvolvidos, há a opção de reciclar o lixo eletrônico levando seus velhos aparelhos eletrônicos e elétricos a um centro de reciclagem de eletrônicos legítimo, que conduza reciclagem local. O processo geralmente envolve máquinas dispendiosas de reciclagem, bastante comuns na Europa, mas menos presentes nos Estados Unidos. A máquina esmaga os produtos e os transporta por uma correia móvel. O processo utiliza telas vibratórias e imãs para atrair os diferentes componentes. Outro método comum envolve trabalhadores (usando os trajes de proteção adequados) em uma linha de desmontagem, que desmantelam o aparelho peça a peça e separam o conteúdo. Depois, máquinas diversas desfazem as diferentes partes para permitir que sejam reutilizadas. Você talvez tenha de pagar uma pequena taxa, dependendo de que produto leve.

No caso do Brasil, uma outra opção é procurar centros de reciclagem autorizados ou instituições que trabalham com população carente e fazem um bom uso tanto do computador montado como desmontado. Alguns endereços, estão na página com mais informações.

 

Não permita que seus armários e garagens se tornem cemitérios de eletrônicos.

kairaamiella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: