5 dicas para freelancer

1) Aprenda com os erros.
Se você acha que nunca vai errar, mude seus conceitos. Você vai, e muito. Prepare-se para cometer gafes em reuniões, perder clientes, estourar prazos e ouvir reclamações. É claro que quanto mais preparado você estiver, menor a probabilidade de erro. Mas quando errar, lembre-se de refletir no que foi e ganhar experiência com isso.

2) Valorize-se.
Não é porque você é iniciante que vai vender seus serviços por preços de banana. Há uma grande tentação em fechar os primeiros contratos, seja qual for o valor final. Uma dica: antes de qualquer reunião, tenha em mente o valor mínimo que aceitaria para determinado tipo de serviço, como um site, um blog ou uma arte gráfica. Caso a negociação fique muito abaixo deste valor, pegue seu banquinho e saia de mansinho.

3) Saiba dizer NÃO.
Uma pequena palavra, mas um grande obstáculo para muitos. O desejo de agradar pode fazer com que essa simples palavra suma do seu vocabulário. Quando isso acontece, acredite: o arrependimento é grande. Saiba recusar serviços e propostas sem nexo. Mesmo.

4) Peça sempre um depósito antecipado.
Evite começar a trabalhar sem antes ter recebido alguma parte do combinado. Muitos clientes lhe dirão que precisam ver seu estilo de arte antes de aceitarem o contrato. Caso ainda não tenha portfólio, a decisão de aceitar ou não essa condição é unicamente sua. Mas caso já tenha exemplos disso (seus últimos trabalhos) mostre-os a seu cliente e dê a garantia de que, assim como nos serviços anteriores, prezará muito pela sua qualidade.

5) Não se esqueça de seus clientes.
Quando começar a fechar os primeiros contratos com os primeiros clientes, provavelmente formará verdadeiros laços com tais. Porém, após a conclusão do serviço, não magoe o frágil e delicado coração de seus clientes. Ligue de vez em quando para saber como estão, ou se precisam de alguma coisa. Mande e-mails, ou até mesmo marque visitas para apresentar-lhes novidades na área. Eles sentirão mais segurança e talvez até lhe indiquem outras empresas interessadas em contratar seus serviços.

Pequenas dicas, que poderao fazer a diferença – Fonte -http://www.designerd.com.br

Autor Carlos Augusto Sartore Salles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: