Teorias básicas de Marketing que Designers deveriam saber

Texto de Vincenzo Vitielli

Marketing é publicidade, promoção e pressão de vendas, é um conjunto de vendas agressivas de mídia, usado para capturar mercados existentes. De acordo com este primeiro significado, um marketing muito “comercial” seria principalmente aplicado nos mercados de bens de consumo e dificilmente nas áreas de produtos mais “nobres”, como alta tecnologia, administração pública, serviços sociais e atividades culturais.

  • Marketing é um conjuto de ferramentas de análise, métodos de previsão e pesquisas de mercado preparados a fim de desenvolver uma previsão de necessidades e demandas. Esses métodos são geralmente complexos, parecem reservados a empresas grandes e, dessa forma, inacessíveis às de porte médio e pequeno.
  • Marketing é o arquiteto da sociedade de consumo, que é o grande enganador em um sistema de mercado no qual indivíduos são submetidos a exploração comercial pelo vendedor. Para vender mais e mais, é preciso constantemente criar novas necessidades.

 

Ações de Marketing são divididas em três áreas

  • Marketing de bens de consumo e serviços, ou marketing business-to-consumer (B2C), que orquestra a troca entre a empresa e os consumidores;
  • Marketing industrial, ou marketing, business-to-business (B2B), em que as partes envolvidas no processo de troca são representadas por organizações;
  • Marketing social, que cobre organizações sem fins lucrativos, como museus, universidades.

Em cada uma dessas áreas, o processo de marketing que envolve atender as necessidades dos consumidores é o negócio principal de toda a organização, não por altruísmo, mas por um interesse específico, porque é a melhor forma de atingir seus objetivos de crescimento.

 

Os dois aspectos do processo de Marketing

  1. Análise arranjada e contínua das necessidades do mercado e o desenvolvimento de novos conceitos de produto competitivos, na direção de grupos específicos de consumidor e exibir características distintivas que o diferenciem de outros concorrentes, desse modo assegurando uma vantagem competitiva duradoura ao produtor e sendo defensável, eles são atribuídos a objetivos estratégicos de marketing;
  2. Estratégias de marketing da organização, cujo objetivo é inserir clientes em potencial e aumentar as qualidades distintivas ostentadas pelos produtos oferecidos, reduzindo os custos de prospecção de clientes. Este é o papel das operações de marketing.

Marketing Estratégico

A estratégia de marketing é baseada nas necesssidades de indivíduos e organizações. Seu papel é o de seguir a evolução do mercado e identificar os segmentos de produtos e mercados diferentes, atuais ou em potencial, baseado na análise das diferentes necessidades a serem atendidas. O papel do marketing estratégico é criar oportunidades interessantes para a empresa, que sejam bem adaptadas a seus recursos e capacidade de oferecer crescimento potencial. Seu propósito é definir objetivos, elaborar uma estratégia de desenvolvimento, e conseguir manter uma estrutura equilibrada entre os produtos.

 

O Marketing Operacional

A ação de marketing operacional é o tamanho do conceito da orientação de marketing. Estabelece-se assim que seus objetivos apreendem mercados existentes e seu horizonte de ação está em pequenos a médios termos. A função essencial do marketing operacional é criar volumes de negócios. Ferramentas de vendas e comunicação são muito vitais, de maneira a minimizar os custos. O marketing operacional é portanto um elemento-chave que influencia diretamente a compensação de uma viabilidade a curto prazo. O marketing operacional é o mais espetacular e mais visível aspecto do processo de marketing, como consequência do fato de que publicidade e promoção ocupam um lugar importante nele.

 

Tassila M. Pinheiro

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