5 dicas de design que se aprende com a Apple

Mantenha-o simples

Veja o site da Apple. Não pense no que você vê, mas no que não vê. Vou dar uma dica: você não vê tudo que você vê neste site do Microsoft Office. A resposta é poluição visual. A página inicial deve nos dizer tudo sobre nossa empresa, falar de todos os nossos produtos nos mínimos detalhes, listar todas as vantagens do produto e deixar o logo no maior tamanho possível. Certo? De acordo com a Apple, não.

                                              A diferença entre o site da Apple e do MS Office 2010 – diferença gritante

A Apple sacrifica um pouco da usabilidade, fazendo com que o usuário tenha que clicar mais de uma vez para poder visualizar determinada informação apenas para não saturar a tela dele – que no final das contas, seria tão trabalhoso para o usuário filtrar todas as informações em uma página só do que separar de forma que fique fácil de achar.

Use fotos fantásticas

Um dos motivos que levou a Apple a diminuir o uso de gráficos supérfluos, foi para mostrar o que realmente é importante: seus produtos. Olhe as fotos que eles usam; é quase impossível não fixar seus olhos naqueles aparelhos durante vários segundos.

Em uma mistura de fotografia profissional, renderização 3D e, claro, Photoshop, as imagens realmente chamam a atenção. Outro detalhe são os tamanhos das imagens; ocupam boa parte da tela. De nada adianta passar horas editando uma foto para que fique super legal apenas para diminuí-la a um tamanho de thumbnail e colocar no site.

É possível aprender que não basta tirar uma foto e jogar no site (ou folder, revista, etc) de qualquer maneira. Gaste um pouco mais de tempo (ou dinheiro, contratando alguém que saiba fazer algo incrível) e faça algo fantástico.

O contraste é a chave

Outra coisa que faz com que as fotos de produtos da Apple sejam tão incríveis é o ambiente no qual estão contidas. O cérebro humano ama contraste. É o motivo da gente ficar impressionado com o pico de uma montanha no horizonte, acima de um oceano. É o que faz a gente ficar com água na boca ao ver aquele iPhone preto brilhante em um fundo branco. É aconselhado que você sempre procure utilizar o contraste seletivo em tudo que você criar. Que seja contraste de cor, tamanho, peso de fonte, etc.

Dê atenção aos detalhes

A Apple parece focar bastante nos detalhes. Todos os pixels de seu site e afins são planejados. Nunca caia na armadilha de dizer “ninguém vai notar” ou “tá bom o suficiente”. Muitas vezes é o tempo gasto com os mínimos detalhes que separam os bons designers dos ótimos designers.

Não acredita em detalhes? Veja a região dos logos de redes sociais do site do Microsoft Office e me diga que não te deu um frio na espinha.

Crie propagandas instrutivas

Para reforçar a mensagem que o mouse possui uma superfície multi-toque, a Apple criou a imagem abaixo. Mesmo sem o título, quase todo mundo consegue compreender o que está acontecendo na figura e conseqüentemente entendem como usar essa nova tecnologia com a qual não estão acostumados.

No entanto, a Apple vai muito além de ilustrações. Praticamente qualquer pedaço de hardware e software no site deles possui um vídeo explicativo. Isto ajuda horrores na hora de reduzir o suporte técnico a questões freqüentes. Toda vez que algum convertido ao mundo da maçã me faz uma pergunta (como sou usuário de Mac, muitos me vêem como um suporte gratuito ao sistema), aconselho visualizar os vídeos pois eles fornecem uma melhor explicação e entendimento do que um e-mail ou conversa via telefone poderia. Dê uma olhada na biblioteca de videos institucionais da Apple para ver como funciona.

Em resumo

A Apple Inc. é basicamente sinônimo de “design classudo”. Existe muito que podemos observar destas obras de arte que vão além de imitar o efeito de reflexo que eles colocam em tudo. Essas dicas foram dadas para serem aplicadas no seu próprio trabalho de maneira única. Use elas como inspiração.

 

Marcelo Henrique Castanheira


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: